No CSNU: acusações e discussões entre EUA e Rússia são os destaques iniciais da sessão
Por: Joyce Lara
Na manhã de sábado (17), embates entre Rússia e EUA marcam o primeiro momento do encontro do Conselho de Segurança no que tange ao tópico sobre Segurança Nuclear Global: urânio de baixo enriquecimento.
Em entrevista, os representantes da Rússia mostraram grande descontentamento com os discursos proferidos pelos EUA. Não se sentindo contemplados pela postura dos EUA em relação a acordos posteriores, os delegados acusam abertamente os representantes estadunidenses de discursos inconsistentes, supérfluos e desnecessários marcados pela fuga dos questionamentos feitos pela Rússia.
Em resposta, os delegados dos EUA justificam a suposta quebra de acordo como consequência da própria postura russa. Além disso, os representantes estadunidenses concordam com as propostas proferidas pelo o Reino Unido sobre a necessidade de entrega de relatórios sobre o uso do urânio de baixo enriquecimento e mostram-se extremamente preocupados com os aliados da Rússia como Irã e Paquistão.
Portanto, o progresso da sessão conta com a disposição dos EUA para negociações, visto que o tópico ainda está nas fases iniciais de discussão. É esperado que com o avançar dos debates os Estados consigam produzir um documento democrático, dando voz não somente a Rússia e EUA, mas também a outros países como os latino-americanos.